Fonte para currículos. Qual usar?

Vendo as críticas ao debate no LinkedIn sobre as fontes que não se deve usar no currículo, já que as pessoas tiveram uma expectativa a respeito e esperavam receber um dica de ouro, vamos falar delas.

Na verdade, esta Dica de Ouro é o bom senso. Neste artigo vou me basear em dois pontos principais:

1. O artigo publicado pela Exame que deu origem à dúvidas; (e não à cópia fajuta em um blog);

2. As fontes padrão nos computadores.

Ah, mas porque só as fontes padrão? Simples, as fontes que usamos/vemos em (bons) anúncios geralmente são compradas e portanto não “funcionam” em todos os computadores e nem todo mundo pode tê-as.

Por favor, se você é um profissional ou acha que sabe mais que todo mundo, lembre-se de considerar que o texto é também para leigos que querem acertar, se você quer um tutorial com a tipografia correta para ganhar um Leão em Cannes, (o Festival de Publicidade) lamento, mas não vou te ajudar! hehehe

Bem pessoal, no artigo a intenção é apenas dizer o que não fazer. E a linguagem para algumas pessoas também é confusa (nada técnica). Basicamente, o que ele diz é que: se você usa “Arial” é uma pessoa comum, quadrada, que não muda, se usa “Times New Roman” é ultrapassado, se usa “Impact” é um palhacito e, “Comic Sans” é um bobo sem criatividade. Vamos lá, olhos à obra!

Afinal, qual a fonte devo usar em meu currículo?

Com base nos critérios listados acima, primeiro você deve evitar os excessos. Isso porque fontes que chamam muito a atenção podem eliminar as suas chances em menos de 5 segundos, pois elas podem ser agressivas ou cansativas para quem lê centenas de currículos diariamente e ainda demonstram que você se comunica de forma exagerada ou inapropriada além de não demonstrar a seriedade exigida num currículo. Por isso é preferível usar uma fonte mais sóbria e que facilite a leitura. Use sempre o mesmo tipo de letra do início ao fim do currículo.

Para fugir das fontes mais usadas que são Times New Roman, Arial e Verdana, prefira a Calibri ou Cambria que são sóbrias e modernas e darão um aspecto limpo ao seu currículo. O tamanho da letra em ambos os casos poder ser 12. A recomendação de aumentar o espaçamento entre as linhas deve, na verdade, ser regra, pois facilita a leitura do selecionador, ao invés de ser apenas o jeitinho para corrigir falhas. Uma linha e meia é perfeito.

Para dar destaque ao seu nome, aos títulos e alguma informação relevante use apenas o negrito que vai mostrar onde termina um assunto e inicia outro. Para fechar use a cor preta nas fontes, que é o padrão do mercado, e sempre com papel branco. Colorir um currículo, seja na cor da letra ou no fundo, pode ser perigoso e ter efeito contrário. O preto no branco é infalível.

Uma fonte moderna e que não foi listada e nem comentada é a Trebuchet MS (que está presente nos computadores), leve e discreta também é uma boa opção, no tamanho 12 e na cor preta com fundo branco.

Espero tê-los ajudado. Mas lembre que o conteúdo continua sendo o mais importante e a palavra chave é o bom senso.

Fonte para currículoFonte para currículo

4 pensamentos sobre “Fonte para currículos. Qual usar?

  1. Estive lendo isso no linkedin e no seu blog agora . Confesso que isso é um pouco chato pq sou acostumada a usa arial e pra mim e de fácil visualização mesmo .É a fonte times new assim como a verdana ou a calibri eu apresentei uma a certa dificuldade de visualização de olhar de longe .Optei por times new no final com tamanho 12 mais acho que mudaria pra calibri …

    Liked by 1 person

    1. Olá Açucena! Obrigado pelo comentário. Realmente, tipografia não é o tema mais divertido que existe para a maioria das pessoas. rsrs Tomei a iniciativa de ilustrar porque havia uma grande quantidade de pessoas esperando uma sugestão direta.
      E você tem razão, a Arial tem uma ótima visualização, é simples e legível. Como o assunto é currículo, suponho que quem irá receber e analisá-los tenha um ambiente adequado para isso, logo a Calibri funcionará muito bem também. O mais importante é que deve haver bom senso, que foi meu objetivo mostrar. Porque não dá pra elaborar um currículo maravilhoso e ilegível, ou seja, nós precisamos ter bom senso e evitar fontes com desenhos, detalhes, etc. Sucesso e obrigado pela mensagem.

      Gostar

    1. Olá Victor, boa noite! Como vai?
      Fiquei muito feliz em saber que consegui ajudar. Muito obrigado pela mensagem gentil e pelo reconhecimento. Te desejo muito sucesso e que estas dicas possam ser úteis no seu dia a dia.
      Um grande abraço. Sucesso!

      Gostar

Deixe um comentário