Como construir sua marca pessoal

Existem muitas razões pelas quais você deve construir a sua própria marca pessoal. Seja porque você tem um negócio que se beneficia tendo uma liderança forte, ou porque você quer se posicionar como uma autoridade dentro de sua área de atuação. Se você escreve bem pode usar a rede para impulsionar o seu perfil e ter pessoas te reconhecem por seu trabalho. Quaisquer que sejam suas razões, uma marca pessoal pode te fazer muito bem profissionalmente se você trabalha para si mesmo ou para uma empresa. Tanto faz se você é médico, advogado, arquiteto, vendedor ou cozinheiro, ter uma marca pessoal pode ser o diferencial que sua carreira precisa.

Então, como começar? Em primeiro lugar, é importante refletir para saber quais são as suas metas de longo prazo e de curto prazo, depois planejar como fará para alcançar este objetivo. Decida o que você deseja alcançar de forma realista dentro de um ano, dois anos, cinco e dez. No começo pode ser difícil de fazer um planejamento de longo prazo, mas pense em como você quer estar e o que deseja alcançar, mas tenha metas alcançáveis, de nada adianta fazer um planejamento impossível. Você também precisa decidir exatamente o que você quer ser, então não se prenda a um rótulo, como empresário ou cineasta, defina uma área exata de especialização e, em seguida, crie uma biografia. Há uma gigantesca quantidade de pessoas que se descrevem como ‘gurus da indústria’, especialistas ou evangelistas – não faça isso, é altamente decepcionante.

Esteja na rede social

Para que a sua marca torne-se conhecida você vai, naturalmente, precisar estar presente nas mídias sociais. Nunca é cedo demais para começar um projeto quando você decide desenvolver a sua marca. Você vai precisar de uma conta no Facebook para fazer uma página, Twitter, Google+ e LinkedIn para começar. Dependendo de qual a sua área, você pode também criar contas no Pinterest Instagram etc.

Para ter resultados você precisa estar engajado e reservar um tempo para se dedicar a este canal para que ele seja realmente social. Você terá que dedicar um tempo para responder mensagens e ações pessoalmente. Muitas pessoas, mesmo as que são bem sucedidas, se dedicam a esta tarefa de alimentar as suas contas, informando seus seguidores, isso demonstra desde o início que você aprecia seus fãs – e por sua vez, eles apreciam você e compartilham mais as suas mensagens.

Além das redes mais conhecidas e já tradicionais, você pode apostar também em outros canais, como Xing e Viadeo, duas redes profissionais, bem no estilo LinkedIn e que são puco conhecidas no Brasil. Nelas tem a possibilidade de participar de grupos, há indicações de vagas de emprego e oportunidades de negócios. Veja os links no texto.

Existem também alguns aplicativos que você pode usar para ajudá-lo a construir a sua marca. Eles servem para agendamento de mensagens, você deve usá-los para escalonar as mensagens ao longo de um período. Tente publicar temas poderão ser úteis durante algum tempo, misturando notícias da sua área de interesse.

Construa um site

Uma oportunidade para desenvolver e propagar a sua marca pessoal é ter um website. Você não tem que saber como fazer o código, para isso existem os profissionais da área, especializados e capacitados para construir um site. Você pode optar por criar blog gratuito como o WordPress ou Blogger no início, até ter uma boa base de publicações e seguidores. E depois você pode comprar um nome de domínio e ter seu site profissional hospedado. Para começar, é uma boa ideia usar o seu nome como um nome de domínio, isso vai ajudar a divulgar e fortalecer a sua marca mais tarde.

Para fazer isso, basta fazer uma pesquisa no Google com o seu nome. Depois busque por uma empresa de registro de domínios e pesquise bastante se quiser opções de domínio .com, .me, .vc, .co e assim por diante, porque em primeiro lugar existe uma grande diferença de preços entre essas empresas que fazem registro de domínios, é como se você fosse comprar pão numa padaria que cobra R$ 4 por um pãozinho enquanto em outra o mesmíssimo pão custa apenas R$ 0,50 – é absurdo. Outro ponto a observar é a venda casada, algumas empurram uma hospedagem muitas vezes mais cara com a ilusão de domínio grátis. Pesquise também a idoneidade da empresa antes de registrar seu domínio. A dica de outro aqui é: se você quiser um domínio .br afaste-se dessas empresas, porque a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) é quem registra domínios no Brasil, acessando http://registro.br/ você pesquisa se o nome escolhido está disponível, faz o registro e paga a anuidade de R$ 30,00 sem atravessadores que cobram taxas sem informar e as renovações ficam ainda mais caras.

Escolha um nome você gosta e que tenha a ver com seu objetivo, tendo em conta que ele representará a sua marca. Uma vez que você tenha feito isso você também vai ter que comprar a hospedagem, que para um site novo é muito barato, pois é para uso pessoal. Faça uma boa pesquisa também para escolher o host que vai oferecer uma opção compatível com o seu projeto. Se você tiver o suporte de um profissional para desenvolver seu site, este poderá realizar todos os trâmites e solucionar todas as questões referentes ao registro do domínio e contratação da hospedagem sem cobrar mais por isso, já que seu negócio é criar o site. (Eu, pelo menos, não cobro)

Para manter o site depois de lançado é muito simples. Só que você não deve encher as páginas com resmas de texto e imagens. A primeira página deve ter impacto – você pode incluir uma foto de si mesmo, ou você pode optar por apresentar a sua marca.

Qualquer mídia que você usa nas suas postagens deve estar disponível, pois muitas possuem direitos autorais, por isso verifique se você tem o direito de utilizar quaisquer imagens, ilustrações, vídeo, música, etc. Abaixo uma lista de sites que contém imagens, fotos e/ou desenhos para você baixar gratuitamente. No futuro você também pode optar por comprar imagens em sites que as vendem, quando o seu site já estiver consolidado.

Registro.Br Nic.Br
Registro.Br Nic.Br

Imagens:

  • Pixabay – uma coleção de imagens gratuitas, criado pela comunidade Pixabay que permite que você use qualquer imagem sem atribuição. Há uma opção para deixar uma doação para os artistas no site.
  • Unsplash – imagens gratis em alta resolução para você usar como quiser, existem 10 novas imagens adicionadas a cada dia.
  • Little Visuals – com este site você recebe sete imagens em alta resolução gratuitas enviadas para a seu e-mail a cada semana, tem também um arquivo das semanas anteriores disponível para download.
  • Morguefile – busque em um grande banco de imagens completamente gratuitas.
  • Free Image – uma coleção aberta de imagens, você precisa 7zip para fazer o download.

Organize e publique seu trabalho

Assim que seu site estiver pronto, você vai começar a preencher com o trabalho que você já tiver feito. Escolha os seus melhores trabalhos e compartilhe em suas contas sociais. Lembre-se de publicar os melhores no LinkedIn para ampliar ainda mais seu alcance. Seu blog deve dizer muito sobre você como pessoa, você não deve ter medo de expressar opinião, permitindo que a sua voz possa brilhar. As pessoas gostam de receber conteúdos verdadeiros, que os ajuda a se conectar com você emocionalmente, por isso não se acanhe.

Mas muito cuidado, quando se trata de opinião pessoal toda atenção é pouca, pois algumas opiniões podem ser consideradas controversas, é claro que você pode expressa-las, desde que não seja ofensivo. Todos nós temos opiniões pessoais e podemos nos deparar com pessoas que não compartilham o mesmo pensamento.

O seu trabalho também deve transmitir seu conhecimento sobre o tema escolhido. Evite escrever as mesmas coisas que as outras pessoas, tenha novas ideias, pesquise, estude e tenha sua própria opinião sobre o assunto. Se possível, tente postar algo novo pelo menos uma vez por semana e, se possível, poste diariamente.

Depois de tudo pronto, finalmente é hora de você realmente começar o envolvimento. Compartilhe o seu trabalho e convide as pessoas para comentar – vale até realizar uma sessão no Google Hangouts com alguns dos seus seguidores mais ligados. Mais importante ainda, compartilhe o trabalho dos outros, comente sobre aqueles que você acha útil e procure e se envolver em comunidades onde há outras pessoas da sua área. Você vai construir um bom networking e falar com inúmeras pessoas ligadas ao seu assunto diariamente e em breve você vai descobrir que sua rede está a crescendo num ritmo alucinante.

 

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