Como o esporte pode promover o seu negócio

Primeiramente, vamos desfazer um erro gigantesco quando o assunto é marketing esportivo. Geralmente no Brasil quando se fala em “marketing esportivo” o assunto é apenas futebol , ou seja, é apenas marketing da bola. Como se a única modalidade esportiva existente fosse esta aberração. Dito isso, podemos seguir em frente.

O marketing é uma ferramenta muito importante no posicionamento de marcas em todo mundo e não só as grandes companhias investem em estratégias de marketing, na verdade toda e qualquer empresa, entidade ou instituição que queira vender produtos, serviços ou ideias deve lançar mão desta ferramenta. Portanto não irei explicar o que é marketing ou citar definições de Kotler, Armstrong, Sant’Anna, etc.; Nada de “marketing tem o propósito de satisfazer aos desejos e as necessidades do consumidor”. Você já sabe tudo isso!

As grandes empresas tem departamentos dedicados exclusivamente aos projetos de patrocínio, enquanto outras incluem na área de eventos, algumas empresas deixam no setor de marketing; As empresas de porte menor podem terceirizar suas atividades, contratando uma agência de marketing esportivo ou através de consultorias especializadas; e há ainda as pequenas empresas que tratam do assunto diretamente com os donos do negócio.

Quando falamos de investimentos em patrocínio esportivo, a primeira coisa que devemos lembrar é que o objetivo é vender mais. Tornar a marca conhecida, aumentar a percepção de marca e a lembrança de marca é uma parte do caminho para atingir este objetivo a médio e longo prazo. Para isso é necessário fazer uma análise qualitativa da estratégia, buscando enxergar o efeito que as ações de marketing relacionadas a determinado esporte poderá ter sobre a marca e como ela vai se encaixar no marketing mix de cada empresa — e tanto faz se você olha para os 4P’s do marketing (produto, preço, praça e promoção) ou para os 4M’s (merchandise, mercado, mídia e mensagem) — o importante mesmo é analisar as vantagens e os benefícios que o esporte pode entregar para sua marca e o que ele pode fazer pela reputação da companhia.

Um patrocínio esportivo alinhado com a estratégia da empresa patrocinadora vai ajudar a inserir novos produtos em mercados alvo específicos, também a conseguir novos pontos de venda, abrir novos caminhos para seus vendedores, mostrar aos consumidores de outras marcas que o seu produto está disponível naquela região, se destacar dos concorrentes, posicionar (ou reposicionar) a marca e seus produtos/serviços, encantar e aumentar o engajamento do consumidor com a marca, transformar clientes em fãs.

Pensando no patrocínio esportivo como um ativo dentro da sua estratégia de marketing e comunicação e aplicando seu marketing mix corretamente de acordo com as características da esporte escolhido e do público que consome o esporte o sucesso desta ação está garantido. Agora olhe em volta e veja as oportunidades que surgem para alcançar novos objetivos para sua marca e aumentar o seu faturamento.

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