Fórmula Kamikaze

Quem acompanha as corridas pelo mundo já está sabendo das ultimas da Fórmula 3 Européia. São carros voando, batidas estranhas, a molecada tá guiando feito cachorro louco.

Fórmula 3 Europeia European Formula 3
Fórmula 3 Européia, Pau Grand Prix, França – 2015

Nas duas ultimas etapas da Fórmula 3 Euro aconteceu uma série de acidentes que não se via com frequência na categoria e nem tão pouco em outras divisões da F3 mundo afora ou nas Fórmulas Renault e nem na Fórmula 4. Tem jornalista que se diz entendido dizendo que é apenas o efeito Verstapen, que trouxe uma pilotada ruim porém endinheirada para a categoria e que está fazendo todo esse barulho. Não é fácil dar crédito para leitor de TP (telepronter) que sem um computador online nem sabe que carro está na pista. 😉

Alguém avise que a (cara) Fórmula 3 Inglesa não existe mais e que no começo de 2015 a Formel 3 (F3 alemã) deu uma parada (leia aqui) por conta das novas regras da FIA para as séries nacionais (é o que eles disseram). O fato é que não para de pipocar campeonato de F4, o grid da Fórmula Renault 2.0 Européia chega a 34 carros em algumas etapas, a Euroformula Open segue com seus 17, às vezes 20 carros.

Em Monza, entre outras coisas tivemos o capotasso do Lance Stroll (veja o vídeo) e do Michele Beretta (video). Por lá teve até telefonema do Stefano Domenicali mandando cancelar a corrida por mal comportamento dos pilotos, tratamento de crianças para crianças, rolou reunião para discutir os acontecimentos e a FIA deu um jeito de empurrar o pepino para as equipes, claro.

E na etapa seguinte em Spa-Francorchamps, mais algumas pancas como essa (vídeo) envolvendo Felix Rosenqvist que saiu que nem um pombo sem asa, com Mikkel Jensen e, pasmem, de novo Lance Stroll, eles disputavam a liderança. Também no final de semana de Spa teve o duplo twist carpado do yankee Gustavo Menezes (veja aqui), que atropelou a sempre sorridente Tatiana Calderón. Como fia feio para a entidade, Jean Todt, Presidente da FIA, participou de uma reunião de emergência com os pilotos para botar um freio nas atitudes dos garotos.

Tatiana Calderon
Tatiana Calderón

Uma coisa é verdade, essa molecada aprendeu desde o kart a dar porrada e parece que a cada dia eles porram mais e ninguém está fazendo nada. Agora essa primeira leva de pilotos sem limites está chegando aos carros e pelo andar da carruagem é questão de mais 3 ou 4 temporadas para alguns deles começarem a comprar seus acentos na Fórmula 1. Depois dos pilotos Barbie, que reclamam de tudo, feito Lewis Hamilton, estamos começando a ver a era dos pilotos MMA.

Caso você não seja tão ligado nas corridas, conheça algumas categorias.

Campeonatos de Fórmula 4

  1. F4 Inglesa (MSA Formula/F-Ford) – FIA
  2. Fórmula 4 Inglesa (BRDC)
  3. Fórmula 4 Italiana (F-Abarth de nome novo) – FIA
  4. Fórmula 4 Australiana – FIA
  5. ADAC Formel 4 (alemã)  – FIA
  6. China F4 – FIA
  7. F4 Japonesa da  GT–Association – FIA
  8. F4 Japonesa da JAF
  9. F4 NEZ (Rússia, Estônia e Finlândia) – FIA
  10. F4 Espanã
  11. F4 Sudamericana (espólio da F-Futuro) – FIA
  12. F4 Francesa

Veja aqui os campeonatos de Fórmula 3 em atividade e os extintos pelo mundo.

E aqui os campeonatos de Fórmula Renault em atividade e os extintos pelo mundo.

 

ADAC Formel 4 - Fórmula 4 Alemã
ADAC Formel 4 – Fórmula 4 Alemã

 

 

Deixe um comentário