5 passos para construir um bom networking

Trocando em miúdos: “rede de trabalho” ou “rede de contatos”

O Networking se tornou um clichê em nossas vidas, mas um cliclê útil para a maioria de nós; Fazer networking em tese parece fácil e, se você souber fazer da maneira correta, será fácil. Veja a seguir onde você está acertando e onde precisa melhorar para que seu networking possa ajuda-lo.

Networking980px

1. Torne-se um detetive
Encontre profissionais que têm pontos em comum com você;

2. Seja um voluntário
Ajuda para ser conhecido como uma pessoa com quem se pode contar.

3. Pratique!
Converse com estranhos, treine com amigos, em frente ao espelho ou até com seu pet. Mas faça uma lista de assuntos interessantes a tratar.

4. Não peça ajuda
O objetivo do networking é se conectar com pessoas que possam te ajudar a conduzir uma venda, obter uma referência, estabelecer contatos. Mas mais importante do que ter alguém com quem contar, é poder ser a pessoa com a qual alguém pode contar. Então, não peça por nada num primeiro encontro ou antes de deixar uma impressão de que sua intenção é criar um relacionamento mutuamente benéfico. Para isso, seja um bom ouvinte e prestativo. Uma conversa em que o outro se sente valorizado e ouvido é mais suscetível a render um outro encontro.

5. Mantenha contato
Busque as melhores maneiras de se manter em contato, seja por redes sociais, e-mail ou telefone. Entregar apenas um cartão não convence. Se existe uma oportunidade de negócio, este é o momento de ter iniciativa e dar continuidade ao relacionamento.

Deixe um comentário